Pular para o conteúdo principal

... e o justo viverá da fé!

Você crer nisto?

Na Bíblia sagrada encontramos textos que se refere a esta afirmação:
"...O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ!"

Leiamos, então:

  • Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17
  • Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Gálatas 3:12
  • Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38
  • E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Gálatas 3:11
Livro para estudo: HABACUQUE
Introdução:
  • Devemos acreditar que por mais que chegue o dia da vexação e da angústia, Deus em sua infinita misericórdia será nosso socorro contra os opressores. Pois está escrito: "Ele será vosso santuário", porém para os que não confiam nele, o Senhor será "...pedra de tropeço e rocha de ofensa". Isaías 8:14
  • Acredite! Mesmo que tudo pareça perdido, e árduo seja o seu caminhar, Deus está com você! O Senhor o convida a VIVER PELA FÉ! Porque sem FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS! Leia: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6
  • Na Bíblia temos grandes exemplos de homens e mulheres que agradaram ao Senhor crendo! Vivendo dia-a-dia com uma fé inabalável nas promessas que receberam de Deus. Hebreus 11:13
  • O Senhor nos exorta a pedir a Ele com Fé. Se você necessita de algo de Deus creia que tudo será possível, ao rompermos todas as barreiras da descrença. Romanos 11:20 Romanos 4:20
  • Deus tem o tempo certo para agir, mas quer ver em nós a convicção daquilo que muitas vezes afirmamos.
  • Faça sua petição agora mesmo a Deus, mas "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." Tiago 1:6
  • Agrade ao Senhor seu Deus VIVENDO PROFUNDAMENTE PELA FÉ e esperando em suas promessas gloriosas. Lucas 7:9
TÓPICOS:

Veremos a seguir um estudo baseado no Livro de Habacuque.
Segundo alguns rabinos Habacuque está relacionada a palavra hebraica que significa "abraço".

Nele o escritor comunica-se com Deus e recebe respostas para suas perguntas sinceras.
Vivendo tempos difíceis, perplexo com iminente destruição de sua nação pelos babilônicos, hesitou em sua fé. O escritor do livro de Habacuque, questiona a bondade e sabedoria de Deus, clamando o Senhor por esperança e respostas. Ele rompe as barreiras, roga e ouve a voz de Deus (Hc 1:1 - 2:5).

I - Habacuque tinha dúvidas quanto ao motivo do sofrimento do povo, a bondade de Deus. (Hc 1:1-4);

Você pode está se perguntando, com sinceridade:
  • Onde está Deus?
  • Deus não está nos vendo?
  • Por que tudo isso está acontecendo?
II - Deus responde ao profeta sincero e temente. (Hc 1:5-11;Hc 2:1-20; veja também Is. 8:13-17);

Deus irado com o povo ganancioso, soberbo e ímpio permite uma destruição eminente. Mas completa suas palavras dizendo que aquele que não se encaixava nesse quadro, sendo ao contrário justo e reto, deveria esperar em Deus, pois sua bondade e justiça era certa para com esse.

Examine sua vida agora perguntando a Deus:
  • Como estou diante do senhor?
  • Em qual quadro se encaixa a minha situação?
Independente de sua situação Deus aceita aquele que o busca de todo coração. Mesmo que você tenha errado até agora, basta que se arrependa e peça perdão a Deus. Ele pode reverter o quadro de sua vida desde já.
Se nada o acusa, espere, tão somente em Deus. Louve-o com sua alma, agradecendo a Ele por tudo que está acontecendo. Não é fácil? Não, não é. Mas Deus tem um propósito em todas as suas realizações.

III - Os babilônicos eram uma ameaça pavorosa. (Hc. :1:6-11)
O profeta se preocupou com isso. (Hc1:12-17)
  • Deus estava agindo, de um jeito novo, mas era a mão de Deus trabalhando!
  • Deus estava gravando o SEU SANTO NOME naquela geração de PERVERSOS: "Pois a terra se encherá do conhecimento e da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar." (Hc 2.14)
    Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
    Habacuque 2:14
    Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
    Habacuque 2:14
    Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
    Habacuque 2:14
    Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
    Habacuque 2:14
  • Há momentos que é necessário ter reboliço!
  • Tudo acontece com permissão de Deus, até mesmo a luta!
  • Deixe Deus trabalhar por você e por sua casa!
Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Habacuque 2:14

IV - Habacuque agora avivado, cheio de FÉ e convicto da ação de Deus, espera pelo por vim com cântico. (Hc. 2:1)

 Habacuque não cruzou os braços, lutou por respostas com os joelhos dobrados em oração. Deus o respondeu com respostas claras, objetivas e convincente! Agora, Habacuque estava por dentro dos planos de Deus e espera! A alegria tomou conta do seu ser!

 V - A visão dada a Habacuque. (Hc. 2:2)
  • Deus revela a Habacuque: "Tudo vai ser destruído!"
  • Habacuque certamente se perguntou: "Quem me sustentará em meio a tudo que está por vim?"
  • Habacuque crer: O SENHOR Deus é a minha força...
  • Faça como o Salmista: "É certo que o meu Redentor vive e sustentar-me-á durante todo o tempo, bom ou mal."
  • O Senhor é nossa força!
  • Habacuque alarmado declara:
 "... Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, me sinto alarmado; aviva Senhor a tua obra no decorrer dos anos, e, no pecurso dos anos, faze-a conhecida ; na tua ira, lembra-te da misericórdia." Hc 3:2


VI - A dúvida tornou-se em FÉ!

16. Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas.
17. Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18. Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. (Hc 3:16-18)

Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).
Habacuque 3:16-19
Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).
Habacuque 3:16-19
  • Viva pela fé!

VII - Vivendo pela FÉ Habacuque CANTOU! (Hc.3)

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda). (Hc 3:19)
 
CANTE, CRENDO QUE DEUS SE LEVANTARÁ PARA LHE DAR SEGUNDO A MEDIDA DA SUA FÉ!
 
Conclusão:

Ainda que tudo, tudo mesmo pareça está perdido, creia!
Deus não é homem para que minta... se Ele lhe fez promessas, como eu acredito que fez... afinal a Bíblia está repleta de promessas para nós...
Não desfaleça o seu coração creia em Deus, ele fará resplandecer sobre o seu rosto a luz da manhã e entregará em suas mãos a sua grande vitória que almeja!

Amém!


Profª Sandra Regina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana, mulher de oração

Não se preocupe, o Senhor conhece você! TEMA: Como agir, enquanto espera por um milagre! LIVROS: Salmos 139 e 33: 13-15; I Samuel 1: 1-28 e 2: 1-11. INTRODUÇÃO:             Quem foi que disse que Deus não vê você? Pelo contrário, Deus sonda o mais profundo do entendimento humano (SL. 139). Sabe se há sinceridade em você, se há amor e compaixão, ou se seu coração está cheio de ódio, rancor, falsidade, incredulidade ou quaisquer outros sentimentos existentes nele.             Deus não se engana quanto a você ou quanto a qualquer outra criatura. Ele sabe quantos fios de cabelos há em sua cabeça, chama as estrelas cada uma pelos seus nomes, veste os lírios dos campos de beleza inigualável e ainda se alegra com cada criatura sua. Deus é onisciente a tudo e nada se esconde de seus olhos flamejantes! Não há como se esconder do seu olhar! O Senhor sonda e conhece você! Conhecia a Ana e mesmo antes de seu clamor tinha todos os planos traçados para a sua vida. Mas

Para aonde vai?

Qual direção você tem tomado: Morte ou vida? Tema: Qual direção você tem tomado: morte ou vida? Texto: Lucas 7: 11 – 17. Introdução: Neste mundo, geralmente, existem perdas. Perdemos coisas, pessoas amadas, objetos que gostamos muito, trabalhos, estabilidade financeira, física e emocional. Porém a maior perda, na vida de uma pessoa, é quando ela perde a sua liberdade espiritual, pois se torna escrava do pecado e não é mais dona de se, mesmo achado que é! A alma se torna vazia, fria, sem a verdadeira vida e sem o Espírito de Deus. O Dr. Lucas, em um texto bíblico, relata a história de uma viúva moradora da cidade de Naim. Que perdera seu único filho e tristemente foi enterrá-lo juntamente com uma grande multidão. Enquanto isso, Jesus vinha em direção àquela cidade, com seus discípulos e com eles também vinha numerosa multidão que seguia o Mestre Jesus.             Ao lermos este relato é possível observar que a primeira multidão estava triste, pois as pessoas trazi